FAQ - Perguntas Frequentes

– QUAL LOCAL OCORRERÁ AS APRESENTAÇÕES?

R: A plataforma Humanidades Digitais é um projeto de extensão do Instituto Conexão Sociocultural, cujas atividades ocorrem remotamente, via internet, efetuando os envios de apresentações e trabalhos completos via formulários online disponíveis a cada edição. 

– QUAIS SÃO AS PUBLICAÇÕES?

R: O projeto Humanidades Digitais conta com 3 (três) tipos de publicação em todas as suas edições. Primeiramente é lançado o Caderno de Resumos Expandidos com ISBN. Após o feedback do Comitê Científico sobre as apresentações enviadas, teremos UM trabalho Destaque por Grupo Temático. Esses trabalhos serão publicados em uma Revista Científica parceira do projeto. Os demais trabalhos serão todos publicados em Dossiê Temático, com ISBN. 

– COMO SERÁ A PUBLICAÇÃO FINAL DOS TEXTOS COMPLETOS?

R: O projeto publicará seus anais semestralmente com ISBN. Deste modo, os textos publicados possuirão peso de CAPÍTULO DE LIVRO. Para que seu trabalho seja publicado é necessário que o mesmo tenha a apresentação em PPT enviada ao comitê científico e esteja nas normas de formatação e no template (MODELO DE TEXTO COMPLETO) disponível em: http://humanidadesdigitais.institutoconex.org/index.php/publicacoes/

– FIZ A MINHA APRESENTAÇÃO, RECEBI O FEEDBACK E ENVIEI MEU ARTIGO FINAL, O MESMO SERÁ PUBLICADO?

-R: Sim, desde que siga as normas de envio do trabalho final, efetuando o envio do trabalho via formulário ou submetendo via sistema da Revista (em caso de trabalhos destaques). Trabalhos enviados fora do prazo, ou por outros meios ou fora da formatação não serão publicados.  

– FUI DESTAQUE DA MINHA SESSÃO MEU ARTIGO SERÁ PUBLICADO EM QUE PLATAFORMA? O MESMO SERÁ AVALIADO?

R: O artigo de comunicador destaque será publicado na Revista parceira do projeto Humanidades Digitais, e será avaliado pelo(a) coordenador(a) do Grupo Temático no qual o trabalho foi submetido, via o sistema da própria revista.

– QUAIS AS NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS?

R: Os resumos deverão ser escritos no formulário online (disponível para envio em formulário específico por edição). Na seção RESUMO EXPANDIDO deverão ser preenchidos os seguintes campos, diretamente no formulário: INTRODUÇÃO; OBJTIVOS DE PESQUISA; MÉTODO DE PESQUISA; CONSIDERAÇÕES FINAIS; REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Cada campo deverá ter entre 1000 e 1500 caracteres, contando o espaçamento. Não serão aceitas inscrições enviadas por qualquer outro meio que não seja o formulário. 

– QUANDO E COMO DEVO EFETUAR O PAGAMENTO DAS TAXAS DE INSCRIÇÃO?

R: O pagamento deverá ser feito via transferência bancária na seguinte conta:

Favorecido: INSTITUTO CONEXÃO SOCIOCULTURAL – CNPJ: 19.072.851/0001-78

Banco 197 (Stone Pagamentos S.A.)

Agência: 0001

Conta Corrente: 480140-3 

O pagamento deverá ser feito dentro dos limites estabelecidos pela organização do projeto, ou seja, até o ÚLTIMO DIA de inscrição de trabalhos, assim como o envio do comprovante de pagamento via formulário de efetivação. 

– O PAGAMENTO DA TAXA É FEITA ANTES DO ENVIO DOS ACEITES?

R: Sim. Esta é a única forma de garantir que os trabalhos que foram aceitos serão de fato apresentado durante o projeto. É também a fonte que permite a realização das atividades editoriais e manutenção da plataforma. 

– OS COAUTORES TAMBÉM DEVEM EFETUAR O PAGAMENTO DAS TAXAS?

R: Sim, considerando que os coautores também receberão certificados e direito à publicação nos anais com ISBN ou na Revista (no caso dos trabalhos Destaques), desde que o trabalho tenha sido apresentado durante o projeto.

– O ORIENTADOR ENTRA COMO COAUTOR? ELE TAMBÉM DEVERÁ PAGAR A TAXA DE INSCRIÇÃO?

R: Sim. O orientador da pesquisa apresentada, caso deseje ter seu nome na publicação deverá entrar como coautor e efetuar o pagamento segundo a sua categoria profissional. 

– SUBMETI MEU RESUMO E EFETUEI A TAXA DE PAGAMENTO, O MEU TRABALHO SERÁ ACEITO PARA APRESENTAÇÃO?

R: Sim , todos os resumos submetidos de acordo com as normas internas do projeto, serão aceitos para a apresentação, considerando que os trabalhos estão associados a pesquisas em andamentos em Universidades públicas ou privadas, e, portanto, os mesmos já tenham o aval institucional onde são efetuadas. 

– MEU TRABALHO NÃO ESTÁ NO GT QUE SELECIONEI. O QUE ACONTECEU?

R: Caso isso ocorra é porque o trabalho não foi aceito no GT original pelos coordenadores, dado a afinidade temática. Deste modo, a cargo da equipe organizadora, o trabalho pode ser realocado em um GT adequado, para que ainda possa ser apresentado. 

– QUANTO TEMPO TENHO PARA APRESENTAR MEU TRABALHO?

R: O tempo base para apresentação é de 8 MINUTOS, podendo se estender até 10 MINUTOS, e deverá ser enviado EXCLUSIVAMENTE no modelo disponibilizado no site. 

– RECEBEREI CERTIFICADO PELO MEU TRABALHO?

R: Sim. Os trabalhos enviados para os GTs receberão certificado de COMUNICAÇÃO com 4h de participação no projeto de extensão, considerando o tempo dedicado para criação da apresentação.

-QUANDO OS CERTIFICADOS SERÃO LIBERADOS? ELES SERÃO ENVIADOS POR E-MAIL?

R: Os certificados serão liberados entre 15 a 30 dias após a realização da edição semestral, serão disponibilizado no site do projeto e será enviado aviso a todos os participantes quando eles estiverem disponíveis.

– QUAIS OS PRAZOS PARA ENVIO DE TRABALHOS, INSCRIÇÕES E PAGAMENTOS DE TAXAS?

R: Tais informações podem ser consultadas na aba do CRONOGRAMA FIXO: http://humanidadesdigitais.institutoconex.org/index.php/cronograma-fixo/

– ISENÇÕES DAS TAXAS DE INSCRIÇÃO

R: O projeto não possui convênios e/ou categorias para isenção das taxas de inscrições. A única isenção de taxa é concedida ao coordenador(a) de Grupo Temático aprovado na edição corrente. Todavia, coautores que inscrevam trabalhos com os(a) coordenadores(a) e não irão coordenar o GT em parceria, deverão efetuar o pagamento da taxa em acordo com sua categoria profissional. 

– QUAIS OS VALORES DAS TAXAS DE INSCRIÇÃO?

R: Tais informações podem ser obtidas no link: http://humanidadesdigitais.institutoconex.org/index.php/inscricoes/

– COMO DEVO PROCEDER APÓS O PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO:

R: Após efetuar a transferência bancária com o valor correspondente à sua categoria de inscrição ENVIAR O COMPROVANTE ESCANIADO, PRINT, OU FOTOGRAFADO pelo formuláro online de envio de comprovantes de sua edição. 

– COMO DEVO ENVIAR O TEXTO FINAL?

R: O texto completo deverá ser enviado dentro dos prazos e normas estipuladas pelo formulário de publicações no caso de trabalhos que serão publicados com ISBN. Em caso de trabalhos Destaques, os trabalhos deverão ser enviados diretamente pelo sistema da Revista na qual o trabalho será publicado. 

– COMO FAÇO MINHA INSCRIÇÃO DE COMUNICADOR?

R: As inscrições de comunicadores deverão ser feitas por meio do formulário online, disponível no link: http://humanidadesdigitais.institutoconex.org/index.php/inscricoes/

– ESCREVI UM TRABALHO EM COAUTORIA. NESSE CASO, AMBOS PRECISAM SE INSCREVER E ENVIAR O MESMO RESUMO OU BASTA QUE UM O FAÇA?

R: Apenas o autor principal precisa enviar o resumo. Porém, o coautor também deverá efetuar o pagamento das taxas de inscrição e enviar o comprovante via o formulário indicando sua condição como coautor. 

– O PROJETO DISPONIBILIZA TEMPLATE PARA APRESENTAÇÃO DE SLIDES?

R: Sim. O uso do template de apresentação é OBRIGATÓRIO e pode ser baixado no link: 

– MINHA APRESENTAÇÃO FICARÁ DISPONÍVEL ONLINE?

R: As comunicações serão disponibilizadas online apenas sob a autorização dos autores, que deverão selecionar essa opção durante o processo de inscrição. 

– POSSO ME INSCREVER EM MAIS DE UM TRABALHO?

R: Não. Só é permitida uma inscrição por edição, seja na condição de autor(a) ou coautor(a).