Sobre o Projeto

O QUE É?

Uma plataforma de publicações e difusão científica, um elo de pesquisadores, um projeto de extensão.

O projeto Humanidades Digitais é uma plataforma de divulgação e compartilhamento digital de pesquisas acadêmicas produzidas nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, incluindo as aplicadas. Parte do princípio de integração e disponibilização livre do conhecimento acadêmico, e os produtos do projeto serão todos, sem exceção, disponibilizados nos canais digitais do Instituto Conexão Sociocultural para acesso livre e ilimitado de todos os interessados. Desenvolvido em parceria com a Editora BasiBooks, o que buscamos é facilitar o intercâmbio do que está sendo produzido não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo o país, incluindo estrangeiros que tenham interesse. Considerando as dificuldades encontradas por estudantes e pesquisadores quanto ao deslocamento para participação em eventos por todo o país que promovem publicações, a plataforma é uma ferramenta que busca facilitar a participação de todos, gerando publicações de qualidade e oportunizando e fomentando a produção acadêmica em ambiente digital, que facilita também o acesso do público leitor que poderá acessar, de qualquer local, as discussões e pesquisas que são financiadas por toda sociedade e, portanto, tem como obrigação para ela retornar.

Integração de pesquisadores

Plataforma que visa reunir pesquisadores consagrados assim como pesquisadores de Iniciação Científica, independente do local de residência, promovendo a disiminação e aprofundamento da produção acadêmica.

Publicações indexadas e periódicas

Cada edição conta com a publicação de Dossiês Temáticos, com ISBN, e com a publicação de trabalhos Destaques em Revistas acadêmicas com DOI. A periodicidade das publicações é de caráter semestral.

Certificação de participação

Cada participante, tanto coordenador dos Grupos Temáticos, como comunicadores, serão certificados como participantes do projeto de Extensão pelo Instituto Conexão Sociocultural.

Quem pode participar?

Podem propor trabalhos todos os estudantes de graduação e pós-graduação, de rede pública ou privada, com pesquisas em andamento e/ou finalizadas em instituições de ensino superior. 

Também serão aceitos trabalhos submetidos por professores e/ou pesquisadores da rede de ensino básica e superior. 

Etapas do Projeto